segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aprenda a Controlar o Stress

A actualidade, a crise económica do país, o desemprego nas famílias, as exigências por maior produtividade laboral conciliada com o congelamento dos vencimentos e progressões de carreira, constituem factores de stress individual de adquirem cada vez mais uma expressão nacional.
Hoje em dia a vida dos portugueses é preenchida por dificuldades relacionais e laborais, prazos a cumprir, frustrações perante as injustiças e sentimentos de não se estar a conseguir corresponder às exigências e expectativas.
O stress passou a ser tão banal que se tornou um modo de vida para muitas pessoas.
Todas as pessoas sabem que em níveis baixos, o stress ajuda a trabalhar. Quando está sob alguma pressão a sua motivação aumenta e a sua produtividade melhora.
Mas se você estiver sempre ligado num modo de urgência, como se não houvesse amanha, o corpo e a mente acabam por pagar o preço, e os seus relacionamentos e rendimento declinam em qualidade.
Se costuma sentir alguns dos sintomas a seguir descritos, é hora de tomar medidas para equilibrar o sistema nervoso. Você pode proteger-se aprendendo a reconhecer os sinais e sintomas do stress e a tomar medidas para reduzir seus efeitos nocivos.
O programa “Aprenda a Controlar o Stress” da Clínica Psicologia Lisboa tem como objectivo ensinar-lhe técnicas de relaxamento e controlo da mente para que possa assumir o controlo da sua vida, do seu corpo e da sua mente. São técnicas simples mas altamente eficazes para fazer em casa ou no trabalho.
Mais informações sobre o controlo de stress vá a http://www.clinicapsicologialisboa.com/index.html ou ligue 96 140 49 50

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Para um Dia Melhor.



Dica 1

Comece o dia com um sorriso na cara, nem imagina como isso a faz sentir. No momento em que abrir os olhos, faça apenas isto: sorria e agradeça por estar de volta à consciência da "vida" após estas poucas horas de "desaparecimento". A final de contas o sono foi isso mesmo, um desaparecimento da vida. Desta forma começa a dar uma oportunidade diferente ao começo deste novo dia. Depois siga em frente e viva o dia!





Dica 2

Esqueça a mágoa e o rancor que sente por alguém que foi injusto para consigo no dia anterior. Nem você nem a situação vão beneficiar de voltar a sentir o que sentiu no dia anterior pelo que lhe fizeram. Siga em frente. Lembre-se do seguinte: o que lhe fizeram corresponde ao carácter dos outros, mas a forma como você lida com isso, é o seu!

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terça-feira, 31 de maio de 2011

Pare Agora. E Relaxe

Olá, esta semana sugerimos o seguinte exercício para ajudar a relaxar. Chama-se Respiração Abdominal. Experimente.



Coloque uma mão em cima do umbigo e a outra mão em cima do peito
            Por uns momentos observe como as mãos sobem e descem ao ritmo da respiração
            Observe apenas enquanto inspira e expira
            Deixe o ar entrar e sair do corpo livremente … não controle a respiração
            Agora conte mentalmente devagar em quantos segundos está a inspirar
            O ar a entrar … inspirando … conte os segundos
            Deixe que o ar saia … expirando … conte os segundos
            Sem forçar qualquer ritmo da respiração vá contando em quantos segundos inspira e em quantos segundos expira … ao mesmo tempo que observa as mãos a mexerem-se

Muito bem
            Repare apenas … observe esse ritmo
            Agora tente respirar fazendo com que a mão em cima da barriga se levante dois ou três centímetros quando inspira e baixe novamente quando expira
            Imagine que tem um balão na barriga
            Que enche de cada vez que inspira
            Agora imagine a cor desse balão … a sua cor favorita
            De cada vez que inspira você enche o balão
            Veja-o a aumentar e a sua cor a ficar cada vez mais clara
            Por cada vez que expira o balão esvazia
            Veja-o a encolher ficando com a sua cor mais escura
            A encher o balão … A deixar que o ar saia do balão

Muito bem
            Sem qualquer esforço continue a encher e a esvaziar o balão permitindo que a barriga o acompanhe suavemente
            Inspirando … Expirando

Dentro de momentos vamos começar a inspirar em 4 segundos e a expirar em 4 segundos com uma pausa de 2 segundos
            Vou contar para o acompanhar na inspiração e na expiração
            Vá acompanhando tranquilamente a contagem mantendo uma respiração contínua sem interrupções nem paragens
            No início exige algum esforço da sua parte enquanto aprende a voltar a um ritmo tranquilo
            Com a prática torna-se um hábito automático que pode iniciar assim que se começar a sentir ansioso
            Por agora … continue a encher o balão e a esvaziá-lo … Observe os músculos do seu corpo sabendo que todo o corpo respira consigo
            Observe a mão a mexer sobre o peito … sentindo-a a mexer … depois observe a mão que está sobre a barriga
            Imagine o balão que está na barriga a encher e a esvaziar
            Sinta o movimento ritmado das mãos a subir e a descer como numa dança

Observe a pausa depois de expirar e antes de inspirar
            Agora vou contar 4 segundos para inspirar uma pausa de 1 segundo e 4 segundos para expirar
            Mantenha-se atento ao balão … ao movimento das mãos … e ao movimento dos músculos do corpo
            Inspira 1 2 3 4 expira 1234 pausa e
            Inspira 1 2 3 4 expira 1234 pausa e
            Inspira 1 2 3 4 expira 1234 pausa e
            Inspira 1 2 3 4 expira 1234 pausa e
            Permita que o corpo o acompanhe na tranquilidade deste ritmo e que o seu espírito se ocupe apenas deste momento de relaxamento
            Inspira 1 2 3 4 expira 1234 pausa e
            Inspira 1 2 3 4 expira 1234 pausa e
            Inspira 1 2 3 4 expira 1234 pausa e
            Inspira 1 2 3 4 expira 1234 pausa e
            Muito bem
            Preste atenção aos músculos do seu corpo … um de cada vez
            Começando pela ponta da cabeça e terminando nos dedos dos pés
            Percorra o corpo calmamente como se fosse uma sonda e assim que encontrar alguma zona de tensão imagine que quando inspira o ar vai directamente para essa zona amolecendo-a, relaxando-a.

Saiba mais sobre relaxamento...

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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Compreender a Ansiedade: primeiro passo para recuperar o controlo da vida

Ter ansiedade nem sempre é mau. A ansiedade é uma emoção humana normal que todas as pessoas sentem de vez em quando. Muitas pessoas sentem-se ansiosas ou nervosas, quando enfrentam problemas no trabalho, quando têm que tomar uma decisão difícil ou quando acham que alguma coisa negativa pode vir a acontecer.

A ansiedade pode motivar e ajudar a manter a concentração e a capacidade de trabalho quando estamos sob pressão.

Mas quando os medos e as preocupações começam a assumir o controlo, então podemos estar perante um problema de ansiedade.

A boa notícia é que a tranquilidade, a paz e a autonomia podem não estar tão longe quanto pensa. Existem muitas coisas que pode aprender a fazer para controlar a ansiedade e recuperar o controlo da vida. A psicoterapia individual e a psicoterapia de grupo pode ajudar!

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